O Gastroenterologista é um médico especialista que faz a avaliação, tratamento e prevenção das doenças do Sistema Digestório.

Na área da gastroenterologia temos os seguintes órgãos: Boca, Estomago, Duodeno, Intestino Delgado, Intestino Grosso e órgãos anexos como Fígado, Vesícula e pâncreas.

Todos esses órgãos funcionam em conjunto para a propulsão, digestão e absorção de nutrientes para a manutenção de nossas vidas. Há um comando do nosso sistema nervoso, para cada etapa da digestão dos alimentos, controlando assim o movimento dos intestinos.

E devido a esta interligação do Sistema Nervoso com os órgãos, temos sintomas que podem afetar os mesmos. Estes sintomas podem ser desencadeados por nervosismo, tristeza, ansiedade, mágoas, etc. Cada pessoa individualmente pode apresentar uma reação diferente que se exterioriza como Cefaleia, náuseas, vômitos, má digestão, dor abdominal, diarreia ou constipação. E na persistência desses sintomas é fundamental ajuda médica.

Existem vários exames que nos ajudam a detectar as patologias, tais como: Ultrassonografia, Endoscopia, Colonoscopia, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética. A indicação do exame apropriado cabe ao profissional gastroenterologista solicitar conforme a necessidade de cada paciente.

É muito importante conhecermos o nosso organismo, para que ao perceber qualquer alteração, possamos ficar em para um eventual prevenção e tratamento.

Dr. Hélio Yoshimoto – Clinica Gastro Cirúrgica