As vitórias que Deus nos dá jamais devem ser esquecidas

Salmos 103:1-10

Introdução

Até aqui nos ajudou o Senhor, e nós não vamos nos esquecer disso!
I Sm. 7:12-14– Lugar de vitória
Por que, logo após uma vitória na batalha, Samuel escolheu uma pedra, colocou-a entre Mispa e Sem e a chamou de “Ebenézer”? Quais eram os SIGNIFICADOS deste ato?
Ebenézer significa “Pedra de ajuda”, até aqui nos ajudou o Senhor
Depois que Samuel levantou aquela pedra, todas as vezes que as pessoas passavam por aquele lugar, ao olhar para ela, lembravam-se que foi ali que os filisteus foram definitivamente derrotados nos tempos de Samuel: “… e nunca mais vieram aos termos de Israel, porquanto foi a mão do Senhor contra os filisteus todos os dias de Samuel” (vs 13).
1) Pedra significava um marco de vitória.
“Marcos de vitória” são como um título de campeão de um torneio esportivo que, uma vez conquistado, nunca mais pode ser tomado, ou como uma “Cabeça-de-Ponte”, posições territoriais tomadas à força militar e defendidas de tal forma que o inimigo não consegue mais reaver etc.
Deus não se arrepende das bênçãos que Ele nos dá – Romanos 11.29.
Marcos de vitória são registros de conquistas que só nos foram possíveis mediante a graça de Deus, tais como um diploma importante conquistado, um imóvel registrado, um carro quitado ou comprado à vista, um casamento realizado, um filho que nasceu, uma viagem missionária, uma missão realizada, um ministério consumado, uma ajuda relevante ao próximo, uma pessoa resgatada, uma vida libertada etc.
Estabeleça seus “marcos das vitórias” de tal modo que ao olhar para trás você se alegre ao constatar que há em sua história grandes bênçãos conquistadas, que nunca mais o inimigo poderá tomar de você, grandes avanços e grandes obras realizadas que nunca mais podem ser desfeitos.
Sl. 126:3.
Pedra representa um ato profético, um sinal estabelecido que firmava um acordo de paz e a certeza dos livramentos em prol do povo de Deus. Os filisteus não dominariam mais.
2) Pedra era um altar de gratidão
Ao passar por aquele lugar, as pessoas também iriam se lembrar que foi Deus quem expulsou os filisteus, com seus raios e trovões.
Gálatas 3.15 A aliança estabelecida não pode ser anulada, nem acrescentada.
Muitas pessoas vivem reclamando da vida (e até de Deus), pois se esquecem facilmente o quanto o Senhor tem feito por elas, e se tornam amargas, insatisfeitas e ingratas.
Levante “altares de gratidão” das bênçãos que lhe foram dadas por Deus, para jamais se esquecer de tudo o que Ele tem feito por você, faça sempre uma oferta de gratidão.
3) Pedra era um aumento da fé.
Fé que vem pelo ouvir – Rm. 10:17, que sem ela é impossível agradar a Deus. Hb. 11:6
Ao olhar para aquela pedra, o povo de Israel podia crer que o Deus que os havia livrado dos inimigos nos dias de Samuel podia também livrá-lo em seus dias.
Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre – Hebreus 13:8
Ao olhar as suas conquistas e avanços, seu coração tende a crer ainda mais no poder de Deus. Esse é o efeito que o testemunho causa nos ouvintes: instila fé em seus corações. As nossas experiências com Deus no passado são “trampolins de fé” donde podemos nos lançar nos braços de Deus, confiando nele de todo o nosso oração.
Podemos ver Habacuque quando recebe uma palavra do Senhor que diz: escreve a visão, sobre tábuas, para que possa ler ate quem passar correndo.
Aquela visão seria um marco para sua vida e para outras inúmeras gerações que lessem o que estava naquela tábua.

Conclusão

Ao garantir a memória das vitórias que Deus nos dá, estamos construindo mais e mais e lançando diante da nossa vida alicerces, de onde poderemos nos lançar para desafios ainda maiores.
Que o Espírito Santo te leve a refletir, quanto a sua fé, quanto a sua vida espiritual, quanto maior for seu preparo, maior será a facilidade de obter uma vitória diante das lutas, creia que Deus sempre estará na frente, descanse e espere o melhor de Deus para sua vida, nunca te desamparará, nem deixará você sozinho.
Coloque sua fé em ação e não desista dos propósitos que o Senhor coloca em seu coração.
Fique firme, Deus tem sempre o melhor para sua vida.
Jr. 17:7 – Bendito o homem cuja esperança é o Senhor.
Cl. 1:27 – Cristo em vós, a esperança da glória.
Talvez você esteja desanimado, a palavra diz quero trazer a memória aquilo que me dá esperança.
Um novo tempo de Deus para sua vida, novas coisas, novas vitórias, não desanime, o Senhor esta providenciando tudo nos mínimos detalhes.

Publicar um comentário

Você deve ser logged em para publicar um comentário.